quarta-feira, 1 de abril de 2009

Dia das mentiras, ou Dia das verdades?



Diz 1 de Abril é conhecido como o Dia das Mentiras. Sabe bem pregar algumas partidas sem que ninguém nos leve a mal!
E porque é que não levam?!
Porque no final do dia acabamos sempre por revelar a verdade, para que nos possamos rir em conjunto, da ingenuidade daqueles que se deixaram levar.
São brincadeiras inocentes, que nos libertam do complexo de criança-pinóquio, que impunha que "mentir é feio!".
Mas eu prefiro antes chamar-lhe o Dia das Verdades, porque neste dia toda a mentira nos é facilmente revelada...à parte daquelas que já existiam, está claro!
Pior são mesmo os outros 364 dias, em que a segurança da verdade não existe, porque a cara de gozo é virada para dentro, enquanto que o rosto visível nos mente com uma tranquilidade fácil.
São anos de treino suado, que poderiam justificar em muitos bons casos a atribuição de um Óscar!
É que quando finalmente se reconhece o mérito ao seu autor, pela mentira descoberta, o gozo é maior por parte de quem foi primeiro enganado, do que o da aranha profissional.
É injusto que não se possa recompensar o trabalho árduo do homem que se dedicou anos a fio a tecer fábulas e historietas, que só se desfizeram porque o lobo apareceu. Deve sentir-se realmente subvalorizado, e arrepender-se por não ter escolhido uma outra profissão, onde a sua imaginação e empenho fossem uma mais valia...escritor, actor, cineasta, palhaço!
Bem, mas como tudo, em que nada é garantido como certo ou errado, ainda continuam a existir algumas mentiras apreciadas, chamadas "as mentiras piedosas", que aliviam tensões e outros males de raiz.
Já dizia quem sabe, "with a spoon full of sugar, helps the medicine go down...the medicine go downnnn...the medicine go down." Pois é...é isso ou apertar o nariz!

Nenhum comentário: