terça-feira, 20 de janeiro de 2009

OBA, um dia de sol, apesar do alerta laranja


Ontem, dia 19 de Janeiro, foi assinalado pelos EUA como o dia de Martin Luther King, Hoje, dia 20, tomou posse o primeiro Presidente afro-americano do País. Oba! Oba!
O que é que pode se pode esperar do homem em que tanta gente no mundo inteiro deposita as suas esperanças, para uma urgente e necessária mudança. Será que a possibilidade existe? Ou iremos retornar aos mesmos erros da nossa história mundial??
É um risco grande que corremos, pois somos mais fracos do que julgamos. Tão fracos, quanto fortes, quando as situações se intensificam! E não há como escapar deste ciclo – destruição/criação em que vivemos.
Não me parece sequer necessário enumerar as milhentas ligações óbvias entre as piores acções já alguma vez tomadas por nossas mãos. Elas estão aí, e assombram!
Mas ainda assim mantemos a esperança...porque assim tem que ser! Porque no ciclo também retornam períodos férteis, e a bonança espreita por detrás de cada tempestade!
Obama escolhe as palavras de Thomas Payne, um dos fundadores do País: "em face dos perigos comuns, neste inverno das nossas dificuldades, vamos lembrar-nos destas palavras intemporais: com esperança e virtude, vamos corajosamente enfrentar as correntes geladas, e aguentar as tempestades que possam vir. Vamos que os filhos dos nossos filhos digam que quando fomos testados nos recusámos a deixar que a viagem acabasse, e que não virámos as costas, e que com os olhos fixos no horizonte e a graça de Deus, avançámos essa grande dádiva de liberdade e entregámo-la, em segurança, para as gerações futuras." Ámen!

Nenhum comentário: