terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Cruzamentos

"Não há beleza rara sem algo de estranho nas proporções", Poe


"Song Angels", William Adolphe Bouguereau

Edgar Allan Põe, nascido a 19 de Janeiro de 1808, faria ontem 200 anos se tivesse personificado, ele próprio, a imortalidade dos seus escritos.
Teve uma vida breve e foi por isso tardiamente reconhecido, num tributo que se deveu a alguns escritores europeus, como Baudelaire ou Pessoa, que ditosamente traduziram as suas obras, muitas de um fundo gótico e negro: simplesmente hipnóticas!
Não será esquecido!
Mais próximo algumas centenas de anos, faleceu também no passado mês, na véspera de Natal, outro grande visionário, Harold Pinter, Nobel da Literatura de 2005, que nos presenteou a todos como herdeiros dos seus poemas e peças de teatro, e que nos comprometemos a preservar para uma idealística eternidade…
Não será esquecido!
E porque os portugueses até são gajos dotados, quando se lhes junta o talento o sonho e a garra num só corpo, não posso esquecer a perda recente de dois elementos essenciais à nossa cultura actual:
João Aguardela, que na música mostrou que ser marinheiro não é fácil e que os portugueses devem ter coragem para enfrentar novos mares e desafios (falecido dia 18 deste mês, com apenas 40 anos), e Teresa Coelho, editora das Publicações D. Quixote, que acreditava, a meu ver, que as ferramentas essenciais de um povo deverão ser o conhecimento e a criatividade aliados (falecida dia 17 deste mês, com ainda tanto por viver)!
Não serão esquecidos!!!
A vida espreme-nos o suco, deitando a casca para o lixo, quando considera que já provou o suficiente e que não temos muito mais para oferecer.
Quem sabe, não teríamos ainda tanta coisa, escondida cá dentro, um poço sem fundo…impossível de beber!

Nenhum comentário: