sexta-feira, 1 de junho de 2007

Viva o Bacalhau da Noruega!


"Ship", Salvador Dalí


Com a Noruega à frente, o Global Peace Índex nomeou Portugal como o nono país mais seguro do Mundo!

A partir de um estudo, realizado para um centro de investigação associado à revista britânica “The economist”, Steve Killelea criou uma tabela comparativa entre 121 países, reunindo factores como os níveis de violência, o crime organizado e as verbas que cada nação destina às forças militares.

Os países europeus estão em maioria no “top ten” da segurança. Logo a seguir à terra do bacalhau (E, não! Não estou a falar do nosso querido país, também conhecido pelo famoso “Bacalhau à Gomes de Sá"…) vêm a Nova Zelândia, a Dinamarca, a Irlanda, o Japão, a Finlândia, a Suécia, o Canadá, “nós” e a Áustria.

Quem não deve ter ficado muito contente com os resultados deste estudo foram os Estados Unidos da América, que ocupam a 96ª posição.

No fim da lista surge o Iraque, apontado como o mais perigoso de todos (Surpresaa!!).

Também não será muito boa ideia viajar para o Sudão, Israel, Rússia, Nigéria, Colômbia, Paquistão, Líbano e Costa do Marfim e Angola.

Que pena! Gostava tanto de poder visitar alguns deles! Principalmente Angola nhasÁfrica, que deve ser um local lindíssimo! Nalgum buraquinho de terra escura talvez pudesse encontrar um bocadinho de paz…

...Mas, tudo bem! Porque agora sei que vivo num dos países mais pacíficos do mundo!!!! (Também não lhe falta beleza, bacalhau…e muita sardinha!)

Curioso como os rendimentos dos cidadãos e o nível de educação também contribuíram para este posto! Logo agora que o INE também anunciou a subida da taxa de desemprego, no primeiro trimestre, para 8,1 por cento, o valor mais alto dos últimos 21 anos!


Parece-me que estamos bem! Desta forma, conseguimos controlar o índice de criminalidade e preservar a onda de pacifismo: "Roubar? Para quê, se estamos tão bem com o subsídio de desemprego? E os ordenados? Altíssimos!!! Talvez quando formos velhinhos e não tivermos reforma".

Será que os dois submarinos do Paulo Portas também foram contabilizados para a tabela? A NATO esclareceu na altura que a última coisa de que precisávamos no contexto de intervenção da organização era de submarinos, mas a Marinha não tinha com que brincar…E, assim, já podem visitar o bacalhau!

Nenhum comentário: