sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Recortes perfeitos...

From the film Edward Scissor Hands, 1990


Beetlejuice, Batman, Edward Scissorhands, Planet of the Apes, The Nightmare Before Christmas, Sleepy Hollow, Big Fish, Corpse Bride.
Ficam alguns títulos do grande cineasta, o meu preferido, Tim Burton!

Já com alguns dias de atraso, não poderia deixar de evidenciar a homenagem que lhe foi feita no 64º Festival de Veneza, no dia 5 deste mês. Sem nunca ter ganho um Óscar, recebeu aos 49 anos o Leão de Ouro consagrado deste Festival e prémio máximo de carreira, que Burton descreve como sendo muito mais bonito que o homem nu careca, ironiza (sempre muito à frente =)!

E já era bem merecida, esta homenagem!

Excêntrico, imaginativo, arrojado, original, mágico… Ou numa só palavra, simplesmente GENIAL! É assim que eu descrevo a pessoa que desde muito nova me inspirou, pintando com uma beleza indescritível a fantasia nos seus filmes.

Estou mesmo muito feliz pelo reconhecimento das suas obras, que mostram uma visão espantosa, com base num estilo tão sui generis que se torna impossível de se perder.

Das mãos de Johnny Depp, seu amigo e protagonista de eleição, Burton recebeu a estatueta italiana, com o brilho nos olhos de uma criança que nunca cresceu. E ainda bem!

Assim, feita "justiça cinematográfica", aguardo agora ansiosa o seu próximo trabalho, que deverá estrear este ano.

Johnny Depp voltará a ter protagonismo, como o barbeiro Benjamim Barker que, depois de ver a sua vida em desgraça, regressa à cidade sob o pseudónimo de Sweedney Todd, onde irá executar uma vingança macabra. Com uma navalha na mão, o actor “deixa as tesouras”, que marcaram um momento do cinema, e até uma criança sonhadora...

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

O beijo

"Sleeping Beauty", Seonaid Clarke


Não que tenha estado adormecida ou encarnado numa bela princesa... Passei o verão a trabalhar e não foi pouco! De tal forma absorvida pelo trabalho, vi-me qual gata borralheira, pondo de parte os projectos pessoais que me propus concretizar este ano. Como este blogue, a preservar uma vez que ainda mal começou!

Dois meses sem escrever…

Mas das anotações mentais que retirei durante este tempo poderiam escrever-se enciclopédias de "who cares about your thinkings": blogues e blogues de ideias parvas e de teorias repetitivas e chatas. Talvez do prisma sociológico a crueza dos pensamentos diários de um primata sobre-desenvolvido, para análise da sociedade, claro, suscite qualquer interesse...quiçá!

Gosto da bela! Só isso! Sou uma romântica incurável, como o terá sido Charles Perrault, e desde miúda que sonhava com a canção que Aurora canta no filme da Disney "sei que qualquer dia vou te encontrar, pois em sonhos lindos já te encontrei, o brilho do seu olhar doce adivinhei..." (versão brasileira incluída =)

Dorminhoca também sou, bastanteeee! Mas adormecida só a escrita neste blogue, que pretendo reavivar!